Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

21/03/2024 09:10 - INSTITUCIONAL

Coordenadores da Esmaf nas Seções Judiciárias se reúnem para traçar estratégias na formação judicial

Fotos dos coordenadores seccionais da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região posicionados um ao lado do outro.

Os coordenadores seccionais da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf/TRF1) reuniram-se na última segunda-feira, dia 18 de março, na sede da instituição, em Brasília/DF, para definição de estratégias pedagógicas e modos de operação das atividades da Escola. O encontro foi uma iniciativa da diretora da Esmaf, desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas, e é o primeiro a ocorrer nesse formato, consolidando a instituição como um espaço democrático para geração e intercâmbio de novas ideias.  

A reunião propiciou o compartilhamento de experiências entre juízas e juízes federais de 12 estados da Federação e do Distrito Federal que assumiram o compromisso de propor tarefas para o Plano de Ação da Escola até o dia 8 de abril de 2024.

Gestão Judicial 360º

O encontro seguiu as diretrizes do Plano de Ação da Esmaf 2023-2025, “Gestão Judicial 360º”, e teve como foco o desenho e a programação de seminários, cursos e grupos de pesquisa que inovem no aprimoramento do conhecimento dos juízes, fortaleçam as perspectivas socioculturais locais, estimulem atividades de pesquisas e coletem dados relevantes para a atividade judicial e as tendências globais de atuação judicial. 

Assim, o plano busca ainda enriquecer competências técnicas e fomentar diversidade de visões e metodologias, considerando os diferentes tipos de dificuldades para a prestação jurisdicional na abrangência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, dos 1º e 2º graus.

Nesse sentido, para a desembargadora Gilda Sigmaringa Seixas, “o encontro estabeleceu um marco importante na educação judicial e evidenciou o comprometimento da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região com a integração de múltiplas perspectivas, na formação de juízes e juízas federais, trazidas por seus coordenadores locais”. 

Na ocasião, a diretora da Esmaf/TRF1; o coordenador de Internacionalização, juiz federal Hugo Abas Frazão, e os demais participantes expressaram confiança nos resultados positivos da reunião, projetando uma justiça mais inclusiva, representativa e eficaz.

Participaram do encontro a juíza federal Raquel Chiarelli, da Seção Judiciária do Distrito Federal; a juíza federal Maria Carolina Valente do Carmo, da Seção Judiciária do Pará; a juíza federal Jaqueline Conesuque Gurgel do Amaral, da Seção Judiciária de Rondônia; o juiz federal Jucelio Fleury Neto, da Seção Judiciária do Amapá; o juiz federal Saulo José Casali, da Seção Judiciária da Bahia; o juiz federal Diego Carmo de Sousa, da Seção Judiciária de Rondônia; o juiz federal Marcio André  Lopes Cavalcante, da Seção Judiciária do Amazona; o juiz federal Hugo Otavio Tavares Vilela, da Seção Judiciária de Goiás; a juíza federal Marina Rocha Cavalcanti Barros Mendes, da Seção Judiciária do Piauí, e a juíza federal Luzia Mendonça, da Seção Judiciária do Acre.

Esmaf/TRF1 

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


164 visualizações

Veja também