Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

13/12/2024 - INSTITUCIONAL

Justiça Federal no Tocantins realiza mutirão com 125 audiências para agilizar processos

Justiça Federal no Tocantins realiza mutirão com 125 audiências para agilizar processos

Maria da Consolação Fernando da Silva

Alexandre Alves ASCOM/SJTO


A Justiça Federal no Tocantins iniciou, no último dia 4, e concluiu, nesta quarta-feira (11), um mutirão com 125 audiências, com o objetivo de agilizar a resolução de processos e oferecer uma resposta mais rápida à população. A ação integra um esforço contínuo da instituição para garantir maior eficiência no julgamento de ações, especialmente aquelas relacionadas a direitos previdenciários.

De acordo com Carlos André Jesus dos Santos, diretor do Núcleo de Apoio à Coordenação dos Juizados Especiais Federais do Tocantins (COJEF/TO), a maioria dos casos atendidos pelo mutirão diz respeito a ações contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “São processos em que o cidadão solicitou um benefício do INSS, como a aposentadoria por invalidez, mas não conseguiu resolver administrativamente”, explicou. Essas demandas representam uma parte significativa das ações da Justiça Federal no estado, e a rápida resolução é fundamental para garantir o acesso dos cidadãos a direitos essenciais.


Carlos André também ressaltou que 2024 foi um ano marcado por diversas iniciativas voltadas à celeridade processual no Tocantins. “Tivemos vários eventos com esse objetivo: um mutirão itinerante em Arraias, que movimentou 1.074 processos; o mutirão da Semana Nacional de Conciliação, com 224 processos; e, para encerrar o ano, este mutirão de audiências, com 125 processos, todos presididos pelo doutor Adelmar”, afirmou.

Compromisso com a celeridade e a conciliação