Os agentes de polícia judicial da Seção Judiciária de Goiás foram submetidos ao Teste de Aptidão Física, realizado nesta terça-feira (8/10). A avaliação faz parte do Programa de Reciclagem Anual de Segurança no âmbito do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º Graus, estabelecido pela Resolução Presi 25/2023.
Os 22 participantes, com idades entre 38 e 68 anos, também fizeram exames médicos preliminares e foram avaliados em testes de corrida, flexões de braço e abdominais, medidos de acordo com a faixa etária dos servidores. As atividades foram aplicadas pelo agente da Polícia Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10), Carlos Fernando Amorim Júnior, que destacou a boa condição física dos servidores, além de ressaltar a importância de manter as condições físicas e de saúde. “A gente espera que a partir desse teste o pessoal se programe para iniciar a atividade física diária, que é o principal objetivo do teste físico”, afirmou o avaliador.
O Programa de Reciclagem é uma exigência para que os servidores da área de polícia judicial possam desempenhar suas atividades e receber a Gratificação de Atividade de Segurança (GAS), instituída pela Lei 11416/2006.
O resultado do TAF também pode ser aproveitado para verificação da aptidão física no Programa de Seleção e Treinamento do Grupo Especial de Segurança (GES) da Justiça Federal, previsto na Portaria Presi 34/2022 e que leva em consideração a necessidade de aprimoramento contínuo dos procedimentos de controle e segurança e a execução de medidas especiais em segurança judiciária, notadamente às relacionadas à proteção de magistrados e servidores em situação de risco.