Centro Local de Inteligência O Centro Local de Inteligência da Seção Judiciária do Distrito Federal (Ceint/DF) foi instituído por meio da Portaria SJDF-Diref 6197787, visando atender as diretrizes da Portaria nº 369/2017 – CJF, referendada pela Resolução 499, de 01 de outubro de 2018 do Conselho da Justiça Federal.
O Ceint/DF tem como objetivos principais atuar na prevenção de litígios, no monitoramento das demandas repetitivas, estruturais e complexas ou com potencial de repetitividade e na gestão de precedentes, a fim de promover uma melhor prestação jurisdicional.
A ideia é utilizar o sistema multiportas na busca de soluções adequadas de resolução e prevenção de conflitos e estimular a solução de demandas repetitivas ou estruturais na sua origem, de forma a evitar a judicialização indevida.
O Ceint/DF é um espaço institucional aberto à participação de todos os atores envolvidos no sistema de justiça: juízes, servidores, advogados, partes, órgãos públicos, Ministério Público Federal, Advocacia Geral da União, representantes da sociedade civil, entre outros. A partir das demandas trazidas ao Ceint/DF, esse poderá emitir notas técnicas, recomendações e encaminhar pautas para o Centro Nacional de Inteligência.
O Centro de Inteligência é uma rede que preza pelo diálogo, pela comunicação e pela colaboração, para de modo coletivo construir soluções voltadas à efetivação de direitos fundamentais e de políticas públicas.
Assim, busca-se um novo modelo de justiça, por meio da implantação de melhores práticas administrativas para aprimorar a gestão judiciária.
Nas palavras do Juiz Federal Itagiba Catta Preta Neto, diretor do foro e coordenador do Ceint/DF: “Acho que a primeira ideia que a gente deve ter sobre o centro de inteligência é que ele é uma ideia aberta, é uma ideia em movimento, não é uma coisa fechada. É uma ideia que, como a inteligência, é criativa, é dinâmica.”
Publicado em 14/05/2021 - Última atualização - 17/03/2023 - CEINT- SJDF