Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

05/08/2024 - INSTITUCIONAL

CJF divulga resultados da consulta pública sobre definição das metas da Justiça Federal para 2025

CJF divulga resultados da consulta pública sobre definição das metas da Justiça Federal para 2025

Magistradas(os), servidoras(es), advogadas(os), promotoras(es) e sociedade em geral participaram da consulta pública promovida pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) e pelos Tribunais Regionais Federais (TRFs), no período de 15 de junho a 15 de julho. O objetivo da ação foi definir as metas a serem adotadas pela Justiça Federal no ano de 2025.  

De acordo com a consulta pública dos seis tribunais, intitulada Governança Participativa, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) foi o que alcançou o maior percentual de participação, com 46% de respondentes, seguidos pelo TRF da 3ª Região (TRF3), com 15%, e pelo TRF da 4ª Região (TRF4), com 11%. Os dados apontaram também que mais da metade dos que responderam são servidoras e servidores, com 74% de participação, sucedido por 11% de cidadãs ou cidadãos. 

Conforme o relatório da pesquisa, entre as oportunidades de melhorias da Justiça Federal sugeridas para o ano de 2025, as que tiveram um maior percentual de respostas foram: valorizar o corpo funcional (61,3%); aumentar a agilidade nas decisões (41,9%); reduzir a burocracia (37,8%); implementar inovações na forma de atuar (24,3%); promover meios consensuais de solução de conflitos (21,9%); e utilizar linguagem mais simples (20,1%).  

Referente as metas sugeridas pelo CNJ que tiveram maior concordância no levantamento, por ordem, foram: 1) identificar e julgar casos de sequestro internacional de crianças (89% das respostas); 2) estimular a inovação no Poder Judiciário (81%); 3) reduzir a taxa de congestionamento (79%); 4) impulsionar a baixa e/ou julgamento de processos criminais (76%); 5) estimular a conciliação (75%); 6) impulsionar os processos de ações ambientais (70%); e 7) priorizar o julgamento dos processos relativos aos crimes contra a administração pública, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais (65%).   Todas as informações coletadas estão disponíveis na página do Observatório da Estratégia da Justiça Federal. 

Para acessar a íntegra dos resultados da consulta pública basta acessar o link https://bit.ly/3xTKpMv.  

Conheça a página do Observatório da Estratégia da Justiça Federal clicando no link https://www.cjf.jus.br/observatorio/

Essa matéria está associada ao ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). 


148 visualizações

Veja também