Na manhã desta quarta-feira, 7 de fevereiro, alunos da 2ª Turma da Residência de TI apresentaram os seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Pós-graduação lato sensu em Projetos de Tecnologia e Inovação para o Judiciário Federal (Residência em software), na sala de Treinamentos do Anexo III do prédio da Seção Judiciária da Bahia. A Residência de TI, que teve início em 2022, é um projeto da Seção Judiciária da Bahia em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Nesta 2ª turma, a Residência de TI contou com a tutoria de quatro professores doutores do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Computação da UFBA. O trabalho foi gerenciado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTEC) e coordenado pelo Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NUCGE).
Durante a residência na SJBA, os alunos entregaram alguns projetos transformadores que agregam valor em um cenário crescente de aplicação da cultura de inovação do Judiciário, como por exemplo, os sistemas: Sinopse de Julgamentos no ambiente de 2º Grau do PJe, Seleção de Estagiários, SIAP Web, SPREV, Pje Web Services, Juntada de Requisição de Pagamento de Pequeno Valor e Precatório e Interoperabilidade entre os sistemas AJG e e-Social.
Em seus trabalhos de conclusão, os residentes apresentaram temas relevantes, abordando, por exemplo, assuntos relacionados à automação de processos de trabalho e ao compartilhamento das soluções para toda a 1ª Região e para outros Tribunais.
Ao final de cada apresentação, os professores orientadores da UFBA e os diretores do NUTEC e do NucGE, Álvaro Antônio Brito Reis e Liliana Kelsch Sarmento, respectivamente, fizeram pertinentes colaborações para o enriquecimento do trabalho dos alunos.
O objetivo do projeto Residência de TI é o desenvolvimento, pesquisa e inovação em soluções de Tecnologia da Informação (TI) que visem melhorias nos métodos de trabalho/sistemas informatizados da Justiça Federal e em atendimento ao interesse da Universidade Federal da Bahia na formação de profissionais com alto grau de profissionalização, em nível de pós-graduação, buscando a aproximação com as instituições locais que desenvolvam ou façam uso de soluções em TI.
“Os alunos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) demonstraram um comprometimento excepcional e uma dedicação exemplar durante a Residência de TI, deixando um impacto notável na Seção Judiciária da Bahia. Além de se inteirarem dos desafios enfrentados pela Justiça Federal, esses alunos foram capazes de desenvolver e implementar soluções inovadoras que não apenas otimizaram os processos internos, mas também destacaram o papel fundamental que a colaboração entre a academia e as instituições públicas desempenha na busca por uma administração mais eficaz e justa”, afirmou a diretora do NucGE, Liliana Kelsch.
“Chegamos ao fim de mais uma turma da Residência de TI, esse projeto que se consolida a cada ano e que tem ajudado nas tarefas diárias de vários colegas, reduzindo a carga de trabalho e otimizando os procedimentos. São entregas pequenas, mas que agregam muito valor. Há uma estreita relação entre a TI, a inovação e a área de negócio”, declarou o diretor do NUTEC, Álvaro Reis.
Essa matéria está associada ao ODS 4 (Educação de Qualidade), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).